- Descrição
-
Detalhes
Sua copa tem forma piramidal, de fácil combinação com outras espécies em parques e jardins, chegando a medir de 6 a 14 metros. A floração ocorre na estação seca e ela pode ser encontrada em avenidas, praças, parques e jardins.
Devido a sua madeira muito pesada e praticamente imputrecível, ela é muito utilizada na construção civil e para uso ornamental.
As flores desta espécie são amareladas e não comestíveis.
CARACTERISTICAS GENÉRICAS: Uso/Comentários Copa de forma piramial, de fácil combinação com outras espécies em parques e jardins. A floração ocorre na estação seca
Conhecida como Urundeúva, Aroeira-do-sertão e Urindeúva Sementes/kg 65.000 Bioma Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica Região de origem Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul Solo de Plantio Áreas Secas Classificação Não Pioneira Altura (Metros) 6 a 14 Onde Plantar Avenidas, praças, parques e jardins Utilidades Construção civil e uso ornamental Madeira Madeira muito pesada e praticamente imputrescível Flores Amareladas Frutos Não comestíveis Quebra de dormência Para o plantio de suas sementes, primeiramente é necessário fazer a quebra da dormência para que ela possa germinar na sua totalidade. Faça a imersão das sementes em água, em temperatura ambiente por 24 horas. Depois, as sementes são levadas à geladeira , onde devem permanecer por seis dias Local de Plantio O plantio pode ser feito em canteiros diretamente ou em embalagem plástica. Orienta-se a utilização de substrato ou terra vegetal. Semeio Para que se faça uma muda, coloca-se de 2 a 3 sementes por cova/embalagem. Após o semeio, cubra com terra superficialmente Irrigação Irrigue no mínimo 2 vezes ao dia Germinação A emergência da mesma ocorrerá entre 6 a 14 dias
Ocorrência: Desde o Ceará (caatinga) até o Paraná e Mato Grosso do Sul. É mais frequente no Nordeste do país, oeste dos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e sul dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Morfologia: Altura de 6-14 m no cerrado e caatinga e até 20-25 m em solos mais férteis da floresta latifoliada semidecídua, com tronco de 50-80 cm de diâmetro, revestido por casca pardacento-acinzentada e áspera. Inflorescências, paniculares terminais, com flores amareladas. Frutos aquênios com as sépalas persistentes.
Fenologia: Floresce durante os meses de junho-jolho, geralmente com a planta totalmente despida da folhagem. A maturação completa dos frutos inicia-se no final do mês de setembro, prolongando-se até o final de outubro.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, característica de terenos secos e rochosos; ocorre em agrupamentos densos, tanto em formações abertas muito secas (caatinga) como em formações muito úmidas e fechadas (floresta pluvial com 2.000 mm de precipitação anual).
Madeira: Madeira muito pesada (densidade 1,19 g/cm³), de grande resistência mecânica e praticamente imputrescível; alburno diferenciado do cerne e facilmente decomposto.
Informações Complementares: A madeira é excelente para obras externas como postes, mourões, esteios, estacas, dormentes, vigas e armações de postes, moendas de engenho, na construção civil para caibros, vigas, tacos para assoalhos, ripas, para peças torneadas, etc. A árvore, pela beleza de sua copa aproximadamente piramidal e, por outras qualidades ornamentais, é indicada para arborização em geral. Seu único inconveniente é a perda de folhas durante o inverno, além da possibilidade de causar reações alérgicas a pessoas sensíveis que entrem em contato com a planta.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. - Informações Adicionais
-
Informações Adicionais
Peso líquido em gramas 0.6 Unidades na embalagem 1 envelope com sementes Fabricante Toca do Verde Cor Não Número aproximado de sementes na embalagem 39 Produto Semente Nome botânico Myracrodruon urundeuva Nome popular Urundeúva, Aroeira, Aroeira-do-Sertão (CE), Aroeira-do-Campo, Aroeira-da-Serra, Urindeúva, Arindeúva, Arendiúva e Aroeira-Preta Clima Subtropical, Tropical Luminosidade Sol Pleno Altura da planta 8 a 20 m Espaçamento 6 a 10 m entre plantas Cor das flores Amarelo Cor da folhagem Verde Época de plantio Outono, Primavera, Verão, Ano todo em clima quente Época de floração Inverno Características Madeireira, Medicinal, Nativa, Ornamental, Reflorestamento - Comentários
-
Calcule o Frete
Informe o CEP de destino para calcular o valor da entrega.