Alcachofra Roxa da Romanha (Ref 042)

Mais Imagens

Alcachofra Roxa da Romanha (Ref 042)

R$4,18

Disponível: Em estoque

Sementes de Alcachofra Roxa da Romanha, da espécie Cynara scolymus. Uma novidade que promete embelezar os pratos, aguçar o paladar e se constituir numa opção de rendimento para os produtores.
Descrição

Detalhes

Sementes de Alcachofra Roxa da Romanha, da espécie Cynara scolymus. Uma novidade que promete embelezar os pratos, aguçar o paladar e se constituir numa opção de rendimento para os produtores.

A alcachofra é uma hortaliça originária do sul da Europa e norte da África e estima-se que chegou ao Brasil há mais de cem anos, trazida pelos imigrantes europeus. É uma planta que aprecia regiões úmidas e de clima ameno, com temperaturas em torno de 20 C.

Atinge de 90 cm a 120 cm. Em climas muito quentes, a planta desenvolve bem, mas pode não formar os botões florais comestíveis.
A alcachofra ainda é considerada um prato exótico. Mas aos poucos, começa a ser melhor conhecida e mais explorada na culinária brasileira. A parte da alcachofra que é consumida é a sua flor. Na verdade, no momento em que ela é levada à mesa, é ainda uma flor imatura.

A forma de consumo mais freqüente se dá pelo cozimento da flor em água e sal. Quando as pétalas ficam macias e se soltam com facilidade, já está cozida. Pode ser temperada com limão e saboreada pétala a pétala. O coração da flor é a parte mais macia e saborosa. Mas a alcachofra pode ser preparada de outras formas: recheada, gratinada, como ingrediente de risotos e de molhos para macarrão, entre outras possibilidades. Além de ser valorizada por seu sabor diferenciado, a alcachofra também é reconhecida por seu valor nutricional e fitoterápico, sendo bastante utilizada para estimular o sistema digestivo.

A alcachofra apresenta-se como uma ótima possibilidade de renda para os produtores. O cultivo exige um certo cuidado. A semente deve ser semeada em bandejas em local protegido. Com nove centímetros, as mudas devem ser transplantadas para o lugar definitivo, deixando-se um metro de espaço entre linhas e 80 centímetros entre plantas. O ciclo até o início da colheita é de 120 a 150 dias. Cada planta produz cerca de quatro flores. Mas o trabalho é recompensado, pois a alcachofra é uma planta perene, produzindo durante vários anos. Após a colheita das flores, a planta seca, mas deixa vários perfilhos ao redor. Para que estes se desenvolvam, é preciso cortar a planta antiga.

A época de plantio vai de fevereiro a maio na região Sul do Brasil. Nas demais regiões, deve-se observar a época em que a temperatura se mantém em torno dos 20 0C.



Informações Adicionais

Informações Adicionais

Peso Líquido (kg) 0.0012
Peso líquido em gramas 1.2
Unidades na embalagem 1 Envelope com sementes
Fabricante Toca do Verde
Número aproximado de sementes na embalagem 24
Produto Semente
Nome botânico Cynara scolymus
Nome popular Alcachofra Roxa da Romanha
Regiões Próprias para o Cultivo Sudeste, Sul
Clima Subtropical, Temperado, Tropical de Altitude
Luminosidade Sol Pleno
Altura da planta 1.2 a 1.8 m
Espaçamento 1.2 a 1.8 m entre plantas
Cor das flores Roxo
Cor da folhagem Verde
Época de plantio Outono
Época de floração Inverno
Características Atrai abelhas, Flores comestíveis, Medicinal, Ornamental, Rara
Comentários

Você também poderia estar interessado

Calcule o Frete

Informe o CEP de destino para calcular o valor da entrega.

Quem comprou este produto, comprou também: