Maricá (Mimosa bimucronata)

Mais Imagens

Maricá (Mimosa bimucronata)

De: R$4,50

Por R$3,15

Disponível: Esgotado

Sementes de Maricá, também conhecida como Espinheira-de-cerca; Muito cultivada no sul do país como cerva viva defensiva em divisas de propriedades, principalmente em terrenos brejosos. Muito florífera e ornamental, com flores perfumadas e apícolas. Árvore de Copa arredondada e baixa.

Embalagem de 0,4 gramas, com aproximadamente, 42 sementes
Descrição

Detalhes

Sementes de Maricá. também conhecida como Espinheira-de-cerca; Muito cultivada no sul do país como cerva viva defensiva em divisas de propriedades, principalmente em terrenos brejosos. Muito florífera e ornamental, com flores perfumadas e apícolas. Árvore de Copa arredondada e baixa.

CARACTERISTICAS GENÉRICAS:
Uso/ComentáriosDotada de copa arredondada e baixa. É particularmente adaptada a solos arenosos, encharcados e mal drenados, mas se desenvolve também em solos pedregosos e encostas úmidas
Conhecida comoMaricá, Amorosa, Arranha-gato, Espinheira-de-cerca
Sementes/kg105.000
BiomaMata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pampa
Região de origemNordeste, Sudeste, Sul
Solo de PlantioPreferencialmente em solos férteis
ClassificaçãoPioneira
Altura (Metros)5 a 8
Onde PlantarPraças, parques e jardins
MadeiraProduz carvão de alta qualidade
FloresBrancas vistosas
FrutosNão comestíveis
Época de FloraçãoJaneiro a Março
Quebra de dormênciaPara o plantio de suas sementes, primeiramente é necessário fazer a quebra da dormência para que ela possa germinar na sua totalidade. Basta mergulhar as sementes em água fervente e deixar por 10 minutos, retire da água fervente e deixe esfriar
Local de PlantioO plantio pode ser feito em canteiros diretamente ou em embalagem plástica. Orienta-se a utilização de substrato ou terra vegetal
SemeioPara que se faça uma muda, coloca-se de 2 a 3 sementes por cova/embalagem. Após o semeio, cubra com terra superficialmente
IrrigaçãoIrrigue no mínimo 2 vezes ao dia
GerminaçãoA emergência da mesma ocorrerá entre 2 a 4 semanas


Ocorrência: Pernambuco ao Rio Grande do Sul, na mata pluvial Atlântica e na floresta latifoliada semidecídua das bacias do Paraná e Uruguai.

Morfologia: Planta espinhenta e muito ramificada, de 4-8 m de altura, dotada de copa arredondada e baixa. Tronco geralmente tortuoso, com casca rugosa de cor clara, de 20-30 cm de diâmetro. Inflorescências em panículas amplas, de 15-40 cm de comprimento, compostas de rácemos de capítulos longo-pedunculados, com flores brancas. Fruto legume (lomento), muito achatado.

Fenologia: Floresce durante os meses de janeiro a março.

Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva higrófita, pioneira, característica e exclusiva da planície litorânea e da mata semidecídua das bacias do Paraná e Uruguai, onde é muito abundante em agrupamentos puros no extrato superior.

Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,61 g/cm³), dura, de textura média, grã ondulada, medianamente resistente e bastante durável.

Informações Complementares: A madeira é utilizada para marcenaria, carpintaria, para usos externos, como estacas e moirões, além de ótima para lenha que produz grande quantidade de calorias, muito utilizada por olarias, padarias e aquecimento de caldeiras. Muito cultivada no sul do país como cerva viva defensiva em divisas de propriedades, principalmente em terrenos brejosos. Muito florífera e ornamental, com flores perfumadas e apícolas.
Fonte: Lorenzi , Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil vol.02. 2ª Edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2002.

Mais sobre cultivo do Maricá:
Informações Adicionais

Informações Adicionais

Peso líquido em gramas 0.4
Unidades na embalagem 1 envelope com sementes
Fabricante Toca do Verde
Número aproximado de sementes na embalagem 42
Produto Semente
Nome botânico Mimosa bimucronata
Nome popular Maricá, Silva, Espinheiro, Espinheira-de-Maricá e Espinheiro-de-Cerca.
Regiões Próprias para o Cultivo Nordeste, Sudeste, Sul
Clima Subtropical, Tropical
Luminosidade Sol Pleno
Altura da planta 4 a 10 m
Espaçamento 6 a 10 m entre plantas
Cor das flores Branco
Cor da folhagem Verde
Época de plantio Inverno, Outono, Primavera, Verão
Época de floração Verão
Características Atrai abelhas, Atrai borboletas, Flores perfumadas
Comentários

Você também poderia estar interessado

Calcule o Frete

Informe o CEP de destino para calcular o valor da entrega.

Quem comprou este produto, comprou também: